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As organizações estão inseridas cada vez mais num ambiente competitivo e exigente, assim como os indivíduos que a compõe.

Paulo Pinheiro

Psicólogo clínico

Coaching empresarial

As organizações estão inseridas cada vez mais num ambiente competitivo e exigente, assim como os indivíduos que a compõe. Nesse sentido, é intensa a procura por ferramentas e estratégias para gerar vantagem competitiva. O contexto empresarial vive momentos de constante mudança e transformação, exigindo dos seus profissionais um investimento contínuo na expansão e renovação, melhoramento e aperfeiçoamento das suas competências quer ao nível técnico, intelectual e relacional. Neste sentido o desempenho do individuo/profissional caminha para a exigência e desenvolvimento da alta performance. O Coaching, neste âmbito surge, como um processo que, se aplicado de forma eficaz, pode trazer beneficio para toda a estrutura empresarial, no sentido de promover a coesão interna, e a identidade grupal assim como a saúde individual e grupal de toda a estrutura.

O Coaching é um processo que visa o desenvolvimento de competências pessoais e individuas no sentido de contribuir para o “todo”, para o grupo, para a empresa para a instituição, uma vez que se trata de libertar e colocar em acão o potencial de cada um, de forma a alcançar os objetivos previamente delimitados e traçados no âmbito de um diagnóstico de necessidades da estrutura empresarial em que se vai intervir. Este trabalho desenvolvido junto dos colaboradores implica a autodescoberta das forças e qualidades individuais, bem como o aumento da consciência de si próprio.

É um processo que visa fomentar no colaborador o autoconhecimento e impulsionar o desejo de melhorar, promovendo a orientação necessária para que a mudança interna se produza no sentido da evolução pessoal e como consequência da evolução organizacional.

O processo de coaching utiliza ferramentas, técnicas e metodologias que potencializam no individuo a perceção do seu comportamento. A autoconsciência é, apenas, o início do trabalho de desenvolvimento humano que possibilitará o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências e habilidades do colaborador de acordo com as metas e objetivos delineados, neste sentido o papel do coach/formador ajudará a    facilitar este caminho.

O trabalho desenvolvido pelo coach/treinador na organização no decorrer do processo vai contribuir também para potenciar a cooperação, união, motivação, possibilitando que o capital humano (intelectual, emocional, energético) esteja cada vez mais presente e “circule” livre e circule livremente dentro da organizações.

O processo de Coaching, tem a vantagem de puder ser direcionado/ajustado para cada colaborador independentemente das suas funções ou grau na hierarquia, respeitando e percebendo a sua individualidade, fomentando o seu crescimento e desenvolvimento pessoal junto da organização.

Atualmente o processo de coaching vem sendo cada vez mais requisitado, uma vez que os responsáveis das empresas, estão cada vez mais conscientes da importância de ter um profissional, que possa contribuir de forma transversal, isenta e empática para o aprimoramento pessoal que promovendo em conjunto com o individuo o seu crescimento pessoal, contribuirá para o aumento do desempenho, incrementado maior motivação e menos esforço, possibilitando desta forma um ambiente mais inspirador e criativo, e esta energia coletiva poderá impulsionar a estrutura empresarial para patamares mais elevados.

Desta forma o Coaching pode contribuir para:

– O desenvolvimento do potencial individual de cada colaborador;

– Clareza nos objetivos e ações;

– Assertividade nos relacionamentos interpessoais e facilidade para o promover o trabalho em equipa;

– Aumento da capacidade de tomada de decisão;

– Melhor administração e otimização do tempo e melhora significativa da produtividade;

– Promoção da criatividade

– Aumento da autoestima e autoconfiança;

– Promover emoções mais positivas e saudáveis;

– Diminuição dos níveis de stresse;

– Promover maior capacidade para gerir conflitos;

– Sentimento de maior realização pessoal;

– Aumento no nível de motivação e comprometimento;

– Aumento da produtividade;

– Desenvolvimento da inteligência organizacional;

– Baixo absentismo;

– Rendimento de alta performance.

Estes indicadores têm vindo a ser comprovados pelas empresas de sucesso, que promovendo e dinamizando dentro da sua estrutura atividades que visam a promoção desenvolvimento e bem-estar integral dos seus colaboradores, investem no maior recurso que a empresa possui, que é o ser Humano.

Edição 2016