O ano de 2020 ficará seguramente marcado na nossa memória como um ano peculiar que nos obrigou inúmeras vezes a alterar planos, a rever
Ricardo Mendes
Chefe do Gabinete de Apoio ao Investimento e Relações Internacionais do Município da Maia
O ano de 2020 ficará seguramente marcado na nossa memória como um ano peculiar que nos obrigou inúmeras vezes a alterar planos, a rever expetativas e a tomar decisões rápidas e por vezes difíceis. A Covid-19 obrigou não só a alterarmos frequentemente o nosso quotidiano, como teve impactos significativos nos vários setores empresariais, nas cadeias de distribuição e nos hábitos de consumo. Mesmo perante este cenário de incerteza e manchetes nos jornais capazes de nos transportar para um qualquer filme de ficção cientifica, as empresas Maiatas continuaram a destacar-se e a dar sinais de resiliência. No mês de maio de 2020, em plena primeira vaga da pandemia, o Município da Maia figurava nas estatísticas do INE como o município mais exportador da Área Metropolitana do Porto e como o terceiro maior exportador ao nível nacional. Por sua vez, o estudo Estrutura Norte recentemente divulgado pela CCDR-N coloca a Maia como quarto município mais exportador de alta tecnologia (não eletrónica) em toda a região Norte. É sem dúvida de louvar a ambição das nossas empresas, mesmo nos momentos mais críticos.
Neste contexto difícil, o Maia GO continuou a perseguir a sua missão de consolidar e afirmar o território da Maia como destino internacional para o investimento e para a instalação e expansão de empresas, funcionando como elo de ligação direto entre a Câmara Municipal da Maia e os investidores, e contribuindo para a criação de oportunidades de emprego qualificado e geradoras de riqueza. Um dos principais objetivos do Maia GO em 2020 centrou-se na consolidação e melhoria dos serviços que tem vindo a oferecer a potenciais investidores e a empresas já estabelecidas que procuram expandir a sua atividade. Existem hoje seis áreas de apoio, que vão desde a localização empresarial ao apoio à captação de talento. O esforço para continuar a melhorar a oferta existente irá seguramente continuar. Também ao nível dos nossos canais de comunicação e promoção têm existido melhorias significativas, entre os quais destaco o recente lançamento do site maiago.pt.
Num momento crucial como este em que vivemos, em que se define a Estratégia Norte 2030 e em que se definem as prioridades às quais apontaremos a bazooka europeia durante a próxima década, acreditamos que o eixo estratégico de ação do Maia GO nos próximos anos deverá ser a Colaboração. Assim que possível, é nosso desejo criar progressivamente espaços e projetos que permitam às nossas empresas e restantes partes interessadas colaborar de forma mais ativa. Tenho a certeza que trilhar este caminho nos fará mais competitivos na captação de investimento e de oportunidades para todos.
Edição 2020
© 2024 several.pt