Nos últimos tempos, a Maia tem sido referenciada e distinguida por diversas entidades independentes, que face às suas exigentes e rigorosas análises e
António Silva Tiago
Presidente da Câmara Municipal da Maia
Nos últimos tempos, a Maia tem sido referenciada e distinguida por diversas entidades independentes, que face às suas exigentes e rigorosas análises e avaliações isentas, nos têm distinguido de várias formas.
As distinções com que nos têm destacado estendem-se desde o desporto, ao ambiente, ao desenvolvimento social e, naturalmente, à economia.
Ao nível da economia, o Município da Maia tem sido, ele próprio, um exemplo de eficiência na gestão financeira, com performances que nos colocam nos lugares cimeiros nas principais áreas, como comprova a última edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, publicado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).
Recentemente, o semanário EXPRESSO em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, atribuiu ao Município da Maia o PRÉMIO EXPRESSO ECONOMIA, na categoria municípios, após uma criteriosa aferição de um Júri, em que tomou parte a Informa D&B, líder mundial de informações comerciais, responsável pela recolha dos dados, e à Deloitte, que os auditou, garantindo desse modo que a atribuição dos prémios se baseou no mais completo, rigoroso e fiável ranking nacional.
No evento de receção deste galardão, que tive a honra de receber das mãos de Francisco Pinto Balsemão, foi com imenso gosto que acolhi as excelentes notícias que foram desfilando na apresentação, como por exemplo, o facto da Maia ser o território municipal onde há o maior grupo de PME’s líder e onde um conjunto de 35 grandes empresas, mais contribuem para o crescimento da economia nacional.
Precisamente no mesmo momento em que o semanário EXPRESSO e a CGD nos atribuiu o PREMIO ECONOMIA na categoria municípios, um estudo do Gávea – Observatório da Sociedade de Informação da Universidade do Minho – coloca o município da Maia como um dos mais transparentes.
Se fizermos uma análise mais pormenorizada a esse estudo, verifica-se que a Maia ocupa o segundo lugar nos grandes municípios (mais de 100 mil habitantes) e é a mais bem classificada na Área Metropolitana do Porto.
Temos vindo a fazer um esforço continuado de comunicação no sentido da transparência e da promoção da participação dos cidadãos no governo do município. O 4º lugar do município da
Maia neste ranking elaborado por uma entidade de grande credibilidade científica é um posto que nos orgulha e que nos motiva para fazermos mais e melhor.
A Câmara Municipal tem como desígnio estratégico fundamental, alcançar tão cedo quanto possível, a sustentabilidade integral, compaginando de forma equilibrada e harmoniosa, a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade humana e social e, claro está, a sustentabilidade económica.
São essas as condições essenciais para que o nosso território se afirme cada vez mais, como um ecossistema vibrante e magnético, onde todos contam e são importantes. Onde o território
pode ser vivido, fruindo as suas infraestruturas naturais, culturais, desportivas ou de pendor económico.
A Câmara Municipal da Maia é hoje, uma instituição de governo local que pela sua ação transformadora e reguladora das interações com o território que administra, se tem afirmado como uma entidade facilitadora do desenvolvimento humano, social e económico, pugnando quotidianamente pela criação de condições favoráveis para que quem vive, trabalha ou investe na Maia possa integrar-se neste ecossistema e sentir-se realizado e feliz, em todas as dimensões da sua vida.
Edição 2019
© 2024 several.pt