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Atualmente é muito comum ouvirmos falar em “revolução digital”, transformação digital, “indústria 4.0”… Mas o que significa na prática para as nossas

Alexandre Teixeira

Presidente da AEBA

Transformação Digital, Sustentabilidade e Economia Circular

Atualmente é muito comum ouvirmos falar em “revolução digital”, transformação digital, “indústria 4.0”… Mas o que significa na prática para as nossas empresas? O que está a mudar? Ou já mudou? Como se compatibiliza a transformação digital com a sustentabilidade, como desenvolver modelos de economia circular?

A transformação digital atingirá de maneira disruptiva todos os setores e mercados, mais rápido do que imaginamos. As empresas estão perante realidades tão desafiantes em que poderão passar muito rapidamente de um cenário de sucesso ao desaparecimento do próprio negócio pois, mesmo usando as tecnologias, o seu sucesso estará sempre muito dependente da capacidade de compreenderem a amplitude da transformação que precisam e do desafio de implementarem as estratégias digitais o mais rapidamente possível e no tempo certo.

A tecnologia tornou-se uma aliada poderosa das empresas, transformando todos os processos em “processos digitais”. Isto significa que a transformação digital é muito mais do que um instrumento de comunicação, é a utilização da tecnologia na organização e como principal meio de relacionamento com os clientes: “67% do processo de compra, agora, é realizado digitalmente. Isso significa que a estratégia digital é mais importante do que nunca.”

O fluxo da transformação digital poderá ser representado pelo seguinte diagrama: digitalização desmaterialização desmonetização democratização disrupção.

Para que os processos de transformação digital tenham sucesso, deverão ter início com uma avaliação estratégica do negócio, que integre de forma muito objetiva os desafios futuros e onde se consiga antecipar a forma como as tecnologias digitais poderão impactar o negócio, pensando em todas as ruturas possíveis do mercado. Toda a organização deverá estar aberta às mudanças e à reestruturação dos processos. É sempre uma vantagem liderar os processos disruptivos para que a empresa abra novas oportunidades para o seu negócio, antes da concorrência.

A Transformação digital não é uma simples integração massiva de novas tecnologias, é uma revolução digital no mundo dos negócios, revolução essa acompanhada obrigatoriamente pelas preocupações com a economia circular e a sustentabilidade do planeta. As empresas terão que integrar no seu modelo de negócio soluções que permitam que o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não comprometa a satisfação das necessidades das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois reflete um conjunto de variáveis interdependentes, e integra as questões sociais, energéticas, económicas e ambientais. Qualquer negócio só será sustentável se for ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

Neste contexto a “Economia Circular” é um conceito estratégico do negócio. Este conceito assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado. A economia circular tem de ser vista como solução para que se consiga manter o crescimento económico sem o aumento no consumo de recursos que são cada vez mais escassos ou mesmo inexistentes o que levaria ao condicionamento do crescimento económico, daí que, se temos como objetivo crescer, teremos forçosamente que construir estratégias focadas e alavancadas nestes três conceitos: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

Edição 2022