Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O mercado automóvel em Portugal desde a crise financeira de 2010 a 2014 tem vivido da incerteza, de um aumento da perceção da individualidade e de

Nuno Marques

Diretor comercial da Caetano Fórmula Norte

Incerteza, Individualidade e Incoerência

O mercado automóvel em Portugal desde a crise financeira de 2010 a 2014 tem vivido da incerteza, de um aumento da perceção da individualidade e de uma incoerência de políticas fiscais e económicas no que diz respeito aos automóveis. Apesar das dificuldades o sector automóvel tem sabido reagir, criando soluções e novos conceitos de mobilidade para os seus clientes.

O ano de 2020, com o aparecimento da pandemia colocou novos desafios ao setor e evidenciou a importância que este tem na atividade económica do país. Apesar da incerteza e das limitações impostas, nomeadamente na deslocação de pessoas, as matérias primas e os bens continuam a ter de ser distribuídos, o crescimento de compras online evidenciou essa necessidade em escalas e atividades das quais não tínhamos registo.

A incerteza e a individualidade pessoal e de cada setor de atividade, tem obrigado o setor automóvel a reinventar o conceito de mobilidade. Criando soluções que se adaptem às necessidades de cada um, tais como o Renting, Car Sharing, entre outros, que permitem às empresas e famílias uma diminuição do risco no que diz respeito à desvalorização das viaturas, assim como permite um maior controlo sobre os gastos relacionados com o automóvel. A Caetano Formula concessão Renault e Dacia do Grupo Salvador Caetano para além de soluções de Renting para os seus clientes tem ainda soluções financeiras integradas com contratos de manutenção associados como o Easy Flex, ideal para quem procura renovar o seu automóvel frequentemente e ter mais liberdade para decidir no final do contrato, se pretende renovar, manter, ou devolver o carro.

As preocupações ambientais em torno do aquecimento global juntamente com a individualidade na utilização do automóvel, tem levado as marcas Renault e Dacia a desenvolver uma oferta mais alargada de viaturas elétricas na sua gama de veículos de passageiros e comerciais. Contudo, percebendo as diferentes necessidades de cada cliente apresenta uma gama de viaturas com soluções a gasolina, diesel, bi-fuel, hibridas e hibridas plug-in, traçando metas bastante ambiciosas para os próximos anos na redução de emissões de gases com efeito de estufa, com principal destaque na gama atual do Renault ZOE, líder na mobilidade elétrica, Megane e Captur Plug In e dos próximos lançamentos Twingo elétrico e Dacia Spring (o elétrico mais acessível do mercado).

A Caetano Formula complementa a oferta da gama Renault e Dacia com uma equipa especializada e preparada para apresentar a melhor solução para os seus clientes empresariais e particulares.

Apesar de alguma incoerência nas políticas fiscais, económicas e da falta de um plano de mobilidade nacional, a compra de viaturas elétricas e híbridas plug in é cada vez mais uma compra racional e com um crescimento acelerado. Os clientes para além das preocupações ecológicas, percebem os ganhos no TCO (custo de utilização da viatura).

O investimento de entidades privadas na disponibilização de soluções de carregamento de viaturas elétricas e plug in para os seus colaboradores e clientes, irá permitir que esse crescimento se mantenha nos próximos anos.

Edição 2020