A Região do Baixo Ave, que integra sobretudo os concelhos da Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde, Maia e Santo Tirso, está situada no corredor da
José Manuel Fernandes
Presidente da AEBA
A Região do Baixo Ave, que integra sobretudo os concelhos da Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde, Maia e Santo Tirso, está situada no corredor da economia empresarial que vem desde Braga/Guimarães, Famalicão, Trofa e Maia até ao Porto. Esta região é das áreas geográficas nacionais mais geradoras de emprego e mais exportadora do país com uma participação no PIB em cerca de 45%.
Foi nesta região fortemente empreendedora que surgiu a 12 de Abril de 2000, na Trofa, a Associação Empresarial do Baixo Ave, uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de apoiar e representar as empresas e os empresários, de todos os sectores de atividade que operam nesta região. A sua vocação é ser o parceiro ativo na promoção do desenvolvimento económico e na criação de oportunidades empresariais. A AEBA foi fundada por 17 empresas da região, contando atualmente com mais de 600 associadas que se empenham diariamente na criação e manutenção de um espírito de cooperação, solidariedade e entreajuda entre si assim como, com a Administração Pública e com os organismos privados congéneres, de forma a contribuir para o progresso e desenvolvimento de toda esta região e do País.
Atualmente, cerca de 50% das associadas da AEBA operam na atividade comercial e de serviços, 30% na indústria, 14% na restauração e hotelaria e 3% na construção civil, operando os restantes 3% em outros setores mas todos estes mega setores com uma forte intervenção na economia global em particular pela exportação.
Dos inúmeros benefícios e serviços que prestamos aos associados, permitam-me destacar:
A formação e orientação para novos empresários, a formação às empresas, nomeadamente a formação-ação às PME, o GIP – Gabinete de Inserção Profissional em Cooperação com o Centro de Emprego de Santo Tirso e em articulação com as empresas, as Acções Coletivas nas áreas da Promoção do Espírito Empresarial e Empreendedorismo, na área da Inovação e Intra-Empreendedorismo e na área da Internacionalização, com destaque para o nosso mais recente projeto de fomento empresarial, a criação da Incubadora Lince.Trofa – Projeto conjunto com a Câmara Municipal da Trofa.
Enfim, com uma equipa reduzida procuramos ter uma alta rentabilidade de resposta, que é um princípio que subsiste desde a fundação.
O nosso principal desafio é dar solidez às atividades das nossas associadas num contexto de alta evolução e revolução das tecnologias. Como exemplo da atuação da AEBA quanto às preocupações do comportamento dos consumidores para com o comercio local sito a estatística recente em que, no ano passado as vendas pela internet no nosso país cresceram em 28%. Cada vez mais o comércio local, assim como todos os setores de atividade económica, têm de ter força de agrupamento e de exposição em plataformas digitais, para gerar oferta para o espaço global da Internet. Não é fácil contrariar as tendências dos consumidores e dos clientes pela ausência. Hoje é mais fácil e convidativo o empresário colocar os seus produtos e serviços numa plataforma digital e entrar em casa dos clientes com as suas ofertas, em todas as atividades, do comércio à restauração, ao turismo à indústria…
É neste ambiente que a AEBA atua, sempre ao serviço das comunidades empresariais promovendo e alertando para áreas que as empresas têm de relevar na sua atividade e estratégia no seu dia a dia e horizonte futuro.
Os grandes desafios exigem esforço e atenção redobrada, mas trazem sempre novas oportunidades.
Este é parte do nosso ADN em servir a comunidade empresarial e a sociedade.
Edição 2018
© 2024 several.pt