O mundo do marketing online é complexo e cheio de opções. Mas é também uma realidade incontornável. Existem alguns
Cecília Gunawardena
Online Marketing Coach & Strategist
O mundo do marketing online é complexo e cheio de opções. Mas é também uma realidade incontornável. Existem alguns conceitos que devem ser a base da sua estratégia de marketing para assegurar que a sua empresa se posiciona para o sucesso.
A internet abriu as portas à internacionalização das empresas de uma forma sem precedentes. Qualquer empresa pode encarar o mundo como o seu mercado, independentemente da sua dimensão. Isto representa uma oportunidade enorme mas também um desafio. O marketing online é a ferramenta certa para resolver esse desafio. Como é que o marketing online pode ajudar uma empresa a chegar até aos seus clientes e distinguir-se da concorrência?
Há alguns anos bastava ter um website para marcar a sua presença online e esperar que este fosse o ponto de contacto para atrair novos clientes. Mas a forma de vender mudou muito. A internet veio colocar os compradores numa posição mais igualitária aos vendedores: é muito fácil pesquisar e fazer uma compra informada. Quem compra partilha as suas experiências online, em redes sociais, fóruns e blogs. Uma estratégia de marketing online bem definida tem em conta esta nova realidade para atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Para ter sucesso uma empresa tem de focar-se no cliente e dedicar-se a servi-lo. Mas a estratégia certeira passa por decidir quem é o cliente alvo, quem a empresa quer servir. Só porque pode chegar a todos os clientes não significa que deva fazê-lo.
A persona do comprador é um conceito cada vez mais explorado no marketing. Procura-se criar uma imagem e uma visão multidimensional do cliente ideal, tendo em atenção vários aspectos, por exemplo demográficos e também comportamentais (incluindo objectivos, valores, desafios e medos). Este processo, que inclui dar um nome a cada persona, serve de base a toda a estratégia de marketing e comunicação da empresa. Algumas empresas terão vários clientes-alvo – a estratégia de marketing e comunicação terá que ser adaptada a cada persona.
Definindo a persona, a empresa vai compreender melhor o cliente: o que é que o preocupa e o que é que ele deseja, e vai saber como ajudá-lo e como comunicar com ele. A empresa também vai saber onde encontrar o seu cliente online, isto é, quais as redes sociais que o cliente usa e que conteúdos criar nessas plataformas. Os conteúdos devem ser adequados ao público-alvo e dar sempre resposta às preocupações e desejos dos clientes.
Um erro comum é focar-se só nas soluções que a empresa vende, salientando as características técnicas do produto ou serviço. Se quer ter mais clientes e criar relações fortes com eles mostre como resolver o problema. Por exemplo, se vende tintas e a sua empresa tem uma newsletter semanal enviada a clientes do mercado “faça você mesmo”, onde dá informação sobre os seus produtos e as promoções que vai fazendo aos mesmos está a desperdiçar os seus recursos sem criar valor para o seu cliente-alvo. O ideal é focar num problema que o seu cliente poderá ter e explicar-lhe como o resolver, mostrando de que forma o seu produto pode ser a solução. Em vez de salientar todas as características técnicas da sua tinta anti-fungos, explique qual a melhor forma de tratar a parede para receber a pintura e como aplicar a tinta para obter o melhor resultado.
Por muita tecnologia que tenhamos à disposição, são as histórias que nos conectam como seres humanos. Por isso se diz tantas vezes “facts tell, stories sell”. As pessoas estão interessadas em histórias, em perceber quais são os valores por detrás da sua marca, da sua empresa, das pessoas que a compõem. As empresas preocupam-se em ser cada vez mais diferentes, apostando em criar factores diferenciadores entre os seus produtos ou serviços e os da concorrência. As empresas que conseguem conectar-se com os seus compradores ao nível emocional têm mais sucesso. A autenticidade é uma arma na estratégia de marketing, independentemente do ramo de actividade da empresa.
No marketing, como na vida, não há apenas uma resposta, uma receita, uma estratégia de sucesso. Algo que dá resultados no caso de uma empresa, não resulta noutra. Mas estes conceitos que têm que ser inerentes à criação de uma estratégia de sucesso para a sua empresa: compreender que a relação cliente-vendedor se alterou e como isso afecta o processo de venda, conhecer bem o seu cliente-ideal e comunicar de forma autêntica, criando relações de proximidade com os seus clientes.
Edição 2017
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