powered by several.pt

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Na sua essência, Marketing é a actividade de promover e vender produtos ou serviços. Se pensarmos bem este objectivo terá estado presente

Cecília Gunawardena

Online Marketing Coach & Strategist

Como conhecer melhor o seu cliente

Na sua essência, Marketing é a actividade de promover e vender produtos ou serviços. Se pensarmos bem este objectivo terá estado presente praticamente desde o início da civilização, a partir do momento em que se estabeleceram actividades de troca. É fácil assumir que os mercadores de então procuraram certamente formas de persuadir os clientes a comprarem os seus produtos e não os da concorrência.

O conceito de Marketing como o entendemos hoje tem as suas raízes na Revolução Industrial (finais do Séc. XVIII-Séc. XIX). A Revolução Industrial foi um período de rápidas mudanças na sociedade e grandes inovações científicas e tecnológicas. Isto traduziu-se numa maior disponibilidade de produtos e numa maior facilidade para adquiri-los. Depois da Segunda Guerra Mundial, já no final da década de 1940, a concorrência intensificou-se e as empresas procuraram cada vez mais encontrar formas de aumentar as suas vendas usando técnicas de Marketing. O foco do Marketing deixou de ser o produto para ser o cliente.

Mas a verdadeira revolução no Marketing aconteceu já no final da década de 1990, com a evolução da Internet. A comunicação deixou de ser feita apenas num sentido, pois com o aparecimento das redes sociais, o cliente tem a possibilidade de fazer ouvir a sua voz. Esta conectividade dá ainda mais ênfase à máxima “o cliente é rei”. Hoje o cliente tem mais poder. A dinâmica do mercado é maior e os clientes comunicam não só com a empresa mas entre si. O cliente tem mais poder porque está mais informado: sobre as características dos produtos e serviços mas também sobre a própria experiência antes e depois da compra.

Kotler, a quem se chama o Pai do Marketing, denomina esta nova era do Marketing de Marketing 4.0. Para Kotler, uma empresa que queira ter sucesso precisa dominar as ferramentas de social media e digital media como parte da sua estratégia de negócio. Não se trata de abandonar o Marketing Tradicional mas de fazer a fusão com o Marketing Digital. O Marketing deve adaptar-se à natureza mutável do cliente e às opções que ele tem na economia digital. O papel dos responsáveis de Marketing é conduzir os clientes no seu percurso desde potencial cliente a fã.

Para poder fazer isto, a empresa tem que conhecer bem o seu cliente ideal, ou público-alvo, se preferir. Muitas empresas resistem a fazer isto: escolher o seu cliente ideal. Um dos maiores receios é que se deixe de fora mercado. Contudo, escolher o seu cliente ideal vai assegurar que o que oferece vai realmente ao encontro das necessidades desses clientes. Isto traduz-se num aumento de vendas repetidas, do boca-a-boca e novos clientes, ou seja, uma redução no custo de aquisição de clientes e um aumento no valor ganho com cada cliente.

Então como conhecer melhor o seu cliente?
– Crie um perfil de cliente ideal (ou vários, se fizer sentido no seu caso). Actualize-o constantemente com informações novas.
– Ouça o seu cliente. Seja aberto a receber feedback. Promova oportunidades para os seus clientes se fazerem ouvir e dizerem o que querem.
– Descubra o que é que o seu cliente pesquisa online. Que procuras faz na Amazon? O que é que lê? Onde é que os seus clientes se congregam: fóruns, grupos de Facebook?
– Escute o que os seus clientes dizem nas redes sociais. Nas suas páginas e perfis mas também em grupos. Saiba ler nas entrelinhas, isto é, preste atenção aos problemas para os quais os clientes querem uma solução e também para os desejos que eles expressam.
– Observe o comportamento que os clientes têm com a sua empresa. Não confunda, não estamos a falar só das interacções nas redes sociais ou no seu blog; preste atenção ao que o cliente faz quando vem à sua empresa, à sua loja ou fala consigo ao telefone.
– Detalhe a customer journey do seu cliente. Pense em todos os passos que o seu cliente dá desde o contacto inicial, a criação da relação com a sua empresa e, idealmente, o estabelecimento de uma relação de lealdade e de longo termo. Use esta ferramenta para melhorar os seus produtos e serviços e apoiar o seu cliente ao longo da viagem para que ele se torne um fã e divulgue a sua empresa.
– Conhecer o seu cliente é um processo longo. Veja esta actividade como um investimento. Aceite que nem sempre é fácil recolher informação sobre o seu cliente mas que vale a pena trabalhar continuamente para conhecer melhor o seu cliente e colher os benefícios desse investimento.

Os marketers de hoje têm de lidar com um mercado mais dinâmico e complexo. Conhecer bem o cliente, aquilo que pensa, o que precisa, os problemas e objectivos que tem é um trabalho desafiante mas que vale a pena fazer. Depois há que usar esse conhecimento para criar produtos e serviços que respondem de forma perfeita às necessidades do seu cliente, tornando-o num fã que defende a sua marca e passa a palavra. Há melhor marketing?

Edição 2018