powered by several.pt

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A relação entre o concelho da Maia e a Universidade da Maia – UMAIA é uma relação de forte interdependência.

José Luís Reis

Diretor do Departamento de Ciências Empresariais da Universidade da Maia

Relação entre o tecido empresarial do concelho da Maia e a Universidade da Maia

A relação entre o concelho da Maia e a Universidade da Maia – UMAIA é uma relação de forte interdependência. A UMAIA é um dos principais motores económicos e sociais do concelho, contribuindo para a criação de emprego, a atração de investimento e para o desenvolvimento da cultura e do conhecimento. A UMAIA está localizada no centro do concelho da Maia, no campus da Maiêutica, na freguesia de Castêlo da Maia. O campus universitário ocupa uma área de cerca de 70.000 m2 e conta com mais de 5.000 estudantes. A UMAIA oferece uma vasta gama de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nas áreas das Ciências da Educação Física e Desporto, das Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação e das Ciências Empresariais. Os seus cursos são reconhecidos pela qualidade do ensino e pela sua relevância para o mercado de trabalho.

De acordo com dados da Associação Empresarial da Maia (AEMAIA), o concelho conta com cerca de 14 mil empresas, das quais 95% são PME. A indústria é o setor mais importante da economia maiata, representando cerca de 40% do emprego e do valor acrescentado. Os principais subsectores industriais são a metalurgia, a química, a têxtil e a alimentar. O comércio é outro setor importante, representando cerca de 30% do emprego e do valor acrescentado. O comércio local é o mais relevante, mas o comércio internacional também é significativo, sendo o concelho da Maia um importante centro de distribuição para a região Norte de Portugal. Os serviços são o setor que mais tem crescido nos últimos anos, representando cerca de 30% do emprego e do valor acrescentado. Os principais subsectores de serviços são os transportes, a logística, o turismo e as tecnologias de informação. De realçar a Zona Industrial da Maia (ZIM) vizinha da UMAIA. A ZIM é uma zona industrial moderna e diversificada, que alberga empresas de diversos setores de atividade.

A relação entre a UMAIA e o tecido empresarial da Maia é uma relação de complementaridade, pois existe uma necessidade de trabalhadores qualificados, que a UMAIA consegue capacitar com oferta educativa nas áreas da Gestão de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Turismo, Energias Renováveis, Multimédia, Informática e Transformação Digital. Assim, a UMAIA tem um impacto significativo no tecido empresarial da Maia, através da formação de recursos humanos qualificados. Os estudantes da UMAIA adquirem competências técnicas e científicas, essenciais para o desenvolvimento das empresas do concelho da Maia. Além disso, os estudantes da UMAIA desenvolvem o espírito empreendedor, contribuindo para a criação de novas empresas no concelho da Maia, nomeadamente com o papel determinante que a sua júnior empresa RiseUP UMAIA tem na captação dos talentos. O tecido empresarial tem também tem um impacto significativo na UMAIA, através da oferta de estágios e empregos aos estudantes da UMAIA. Os estágios permitem aos estudantes adquirir experiência prática, enquanto os empregos permitem a alguns dos estudantes, principalmente aos do regime noturno, financiarem os seus estudos. A complementaridade entre o tecido empresarial da Maia e a UMAIA, são consubstanciados na realização de projetos de investigação e de inovação, na promoção de eventos e em parcerias estratégicas, sendo por isso uma relação mutuamente benéfica, que contribui para o desenvolvimento económico e social do concelho da Maia.

Edição 2023