A Maiambiente desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade do concelho da Maia
Marta Peneda
Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente
A Maiambiente desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade do concelho da Maia, consolidando ao longo dos anos uma trajectória mar cada por consideráveis conquistas e serviços em prol da comunidade e do ambiente que moldaram positivamente o panorama local.
Como maiata e presidente da empresa, é com orgulho que assisto ao notável per curso da Maiambiente e aos elogios que
recebe de entidades nacionais e estrangeiras, dentro e fora do sector.
Aliás, na altura em que me sento para escrever este texto, não só tive conhecimento da publicação de uma entrevista à Presidente da ERSAR – Entidade Reguladora da Saúde Água e Resíduos, Vera Eiró, em que é mencionada a Maia, por duas vezes, como exemplo de sucesso na boa gestão dos resíduos, como também tive acesso aos números do último mês de Novembro, sobre a quantidade de material para reciclar recolhido pela Maiambiente, que foram os melhores de sempre. Este compromisso inabalável da Maiambiente com a sustentabilidade moldou não apenas os nossos desafios, mas também a maneira como sensibilizamos e interagimos com a comunidade sobre a importância vital da preservação do ambiente.
Ao longo dos anos, a Maiambiente não apenas liderou, mas inovou. Projetos como o “Ecoponto em Casa”, “Restos de Comida Vão Ganhar uma Nova Vida”, “Serviço em Linha”, “Ecocentro Móvel”, “Há, mas São Verdes” e, mais recentemente, o “Recicle Mais, Pague Menos” tornaram-se exemplos paradigmáticos e pioneiros no país, no setor da gestão de resíduos. Convictos de que o sucesso da nossa missão se baseia no compromisso para com todos os maiatos, uma vez que procuramos envolver toda a comunidade em iniciativas de informação e sensibilização, acreditamos que é através da educação ambiental e do envolvimento activo que se promove uma mudança de mentalidades para um futuro mais sustentável. Expandindo a visão estratégica, iniciada nos anos 90 pelo município com a recolha seletiva porta-a-porta, a Maiambiente ampliou e enriqueceu os serviços em todo o concelho, tendo sido acrescentada, em 2018, a recolha de resíduos alimentares a clientes domésticos, complementando o serviço existente desde 2006 no canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés).
Paralelamente, a implementação de serviços a pedido para recolha de resíduos de jardim, objectos volumosos e equipamentos electrónicos reflecte o empenho da empresa em atender às necessidades específicas da comunidade. Além disso, e conscientes da nossa responsabilidade ambiental, temos vindo a investir numa frota mais sustentável, com a aquisição de veículos elétricos e movidos a gás natural comprimido e a apostar na implementação de ilhas de compostagem local em vários pontos do concelho. Na área da limpeza urbana ampliámos os quilómetros de arruamentos varridos e adoptámos alternativas à monda química, respeitando o equilíbrio ambiental e a saúde pública.
Em 2022, tornámos a Maia no primeiro Município do país a aplicar uma tarifa indexada à produção de resíduos indiferenciados, com o projeto pioneiro “Recicle Mais, Pague Menos” (PAYT). Esta inovação baseia-se na recolha e comunicação de dados, a partir de identificadores eletrónicos acoplados aos contentores de resíduos, que permite à Maiambiente associar a informação do cliente aos registos da recolha efetuada, promovendo uma tarifa mais justa, que incentiva às práticas ambientalmente mais responsáveis. A procura pela inovação, aliada à sustentabilidade, faz da Maiambiente uma referência na recolha de resíduos, tanto a nível nacional quanto internacional e já lhe valeu o reconhecimento de várias entidades com a atribuição de vários prémios e selos de qualidade nos serviços. O mais recente Prémio KAIZEN, foi atribuído ao projeto pioneiro “Recicle Mais, Pague Menos”, na categoria de sustentabilidade.
Todas as distinções atribuídas à Maiambiente, resultam inequivocamente do esforço contínuo e meritório de todos os colaboradores, parceiros e cidadãos maiatos a quem estamos gratos. Nesse sentido, e em jeito de balanço neste final do ano, vislumbro um futuro promissor para uma empresa que sempre demonstrou ser um agente de mudança positiva, liderando iniciativas que transcendem as fronteiras da recolha de resíduos para abraçar uma abordagem integral da sustentabilidade. As suas conquistas e serviços continuarão a moldar e a afirmar o concelho da Maia, constituindo um modelo exemplar e inspirador para outras comunidades na construção de um futuro mais limpo e mais sustentável.
Edição 2023
© 2024 several.pt