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Nesta época atual, em que o talento se revela cada vez mais escasso, uma das grandes questões que nos colocamos é precisamente: o que é o talento? 

Patrícia Alves

PWC – Price Waterhouse Coopers

Atitude – preparar o futuro, valorizando e reconhecendo o Talento!

Nesta época atual, em que o talento se revela cada vez mais escasso, uma das grandes questões que nos colocamos é precisamente: o que é o talento? 

Estaremos a falar de uma formação académica, de um conjunto de competências denominadas soft ou hard skills, de uma aptidão invulgar, de experiências diversas como estágios ou voluntariados? 

De que falamos, quando pensamos em talento nos dias de hoje? Falar de talento, é falar de atitude! Mais do que competências, atitude representa a forma como cada um de nós avalia determinada situação, pessoa, assunto, e que influencia e se reflete no comportamento demonstrado. Atitude é a forma como encaramos os desafios com que somos confrontados diariamente. No fundo, atitude representa a procura constante de algo mais, não se contentar com o óbvio, questionar, superar-se e reinventar-se perante os desafios! 

Nesta busca pelo talento e pela atitude, torna-se necessário apostar em políticas de gestão do talento customizadas, flexíveis, dinâmicas, que valorizem a Pessoa como um ser único, com necessidades e expetativas individuais, e as organizações terão de acompanhar claramente estas novas tendências. 

Nesta ótica de gestão do talento, o reposicionamento do conceito de Employer Branding externa e internamente é uma forma das organizações se alinharem nesse propósito. Externamente, através da partilha da Proposta de Valor que cada organização representa, utilizando os meios de comunicação disponíveis, mas também se reinventando na forma como a comunicação é partilhada – é importante criar vantagem competitiva no mercado, sem nunca defraudar expetativas. A política de Employer Branding terá de assentar numa estratégia integrada, em linha com os valores da empresa, do negócio e diferenciadora. 

Internamente, para além de recrutar e selecionar o melhor Talento, é importante após esta fase inicial, saber acolher, integrar, valorizar e reconhecer, para que o sentimento de “paixão” e “amor à camisola” permaneça e dissemine pela organização. Neste sentido, outro dos aspetos fulcrais desta ótica de gestão do Talento, passa precisamente pela valorização e reconhecimento dos colaboradores e que, consequentemente, irá resultar num aumento do seu nível de compromisso. 

Cada colaborador tem um papel fundamental na divulgação da real “Cultura” de uma organização, e colaboradores verdadeiramente “apaixonados” são a melhor forma de Employer Branding! Os recursos humanos terão aqui um papel fundamental, na medida em que terão que se antecipar e posicionar com uma voz ativa na gestão estratégica e diária da empresa. 

Os Programas de Mentoring, poderão igualmente ser excelentes ferramentas para uma estratégia de gestão do Talento mais personalizada, complementando os programas existentes de formação e desenvolvimento. Um programa de Mentoring assente numa componente totalmente voluntária, envolvendo as pessoas certas, embaixadores natos da cultura empresarial e com pessoas que fomentem atitudes desafiantes e inspiradoras, pode revelar-se num excelente catalisador da mudança.

Em termos organizacionais, o Mentoring tem por base uma filosofia de partilha e orientada para o alcance de objetivos na evolução da vida profissional do colaborador, devendo ser algo distinto e independente dos processos típicos de avaliação do desempenho. 

O Mentoring baseia-se numa atitude genuína, autêntica, de desafio aos preconceitos previamente estabelecidos, e de colaboração e partilha de experiências que serão relevantes para o desenvolvimentopessoal do talento e de atitudes, que as organizações procuram nos dias de hoje. Preparar o futuro, valorizando e reconhecendo o  talento e a atitude, é uma aposta segura na gestão de uma organização e, especificamente, nesta ótica de gestão do talento.

With extraordinary Talent and extraordinary Attitude, all things are possible!

Edição 2018