A Covid-19 criou um novo paradigma que fez com que todas as empresas, assim como a Sociedade Comercial C. Santos, tivessem de aprender a lidar
Sérgio Pinto
Diretor de recursos humanos da Sociedade Comercial C. Santos
A Covid-19 criou um novo paradigma que fez com que todas as empresas, assim como a Sociedade Comercial C. Santos, tivessem de aprender a lidar com o inesperado. Estávamos habituados a trabalhar com objetivos e planeamento estratégico. Hoje, lidamos diariamente com a expressão “sem precedentes”. Com grande enfoque no departamento de recursos humanos, a tomada de decisão é constante e imediata. Desde março de 2020, com o surgimento da desafiadora pandemia de Covid-19, que tentamos diariamente estabelecer estratégias e fugir ao conhecimento empírico, mas a necessidade de aperfeiçoamento é constante.
Se, até agora, incentivávamos os colaboradores com estratégias atinentes à união e fraternidade e utilizávamos ferramentas que circundavam a união familiar dentro da empresa, em 2020 o paradigma alterou-se para um cenário em que diariamente promovemos condutas de afastamento físico, autocontrolo e controlo do próximo. Não é fácil, pois as consequências desta nova aprendizagem e desta nova forma de estar podem conduzir-nos ao afastamento e ao isolamento intelectual e, por consequência, ao individualismo, derrotando todo o trabalho que se foi construindo e que nos conduzia à proximidade do colega de trabalho à figura de amigo. Porém, o facto é que estamos a navegar por territórios desconhecidos e à procura de formas de encontrar o nosso contributo numa situação que nunca tínhamos vivido antes.
Resposta ocupacional para filhos de colaboradores
De salientar, contudo, que a filosofia de união se mantém na Sociedade Comercial C. Santos: é um trabalho contínuo e de constante incentivo e controlo. A empresa está empenhada e disponível para fazer todos os possíveis para mantermos os níveis de bem-estar, mas sempre com o máximo enfoque no cumprimento de todas as diretivas emanadas pela Direção-Geral Saúde e pelas boas práticas que vamos observando e com a nossa análise constante das situações.
Exemplo da flexibilidade que a empresa tem demonstrado é o projeto o SocKids, que decorreu em julho e agosto. Desenvolvido numa parceria entre os recursos humanos da empresa e a associação Sójovem, trata-se de um programa ocupacional para os filhos dos nossos colaboradores, com idades compreendidas entre os cinco e os 14 anos de idade. A criação desta resposta surge da necessidade de possibilitar aos pais, colaboradores nesta empresa, de continuarem com a sua atividade profissional num período de encerramento das escolas e de outras respostas sociais. Para o efeito, a Sójovem desenhou um programa lúdico-pedagógico que permitiu impulsionarmos a responsabilidade social da empresa ao mesmo tempo que asseguramos a conciliação da vida profissional e familiar dos nossos colaboradores. Foi muito gratificante e inovador, e conseguimos garantir a disponibilidade da nossa força humana para responder às solicitações dos nossos clientes, mantendo a qualidade de serviço a que estão habituados. Por outro lado, as crianças puderam usufruir das valências da empresa e da proximidade dos seus familiares, sempre com o foco nas profissões.
Manter relações desde sempre
Nesta fase, a Sociedade Comercial C. Santos estabeleceu prioridades que reforçam as estratégias até agora trabalhadas, assumidas como certas, mas que, claro está, podem e devem ser melhoradas. Uma vez que os trabalhadores são a nossa principal fonte de energia, estamos fortemente empenhados em garantir o seu bem-estar e segurança – assim como de todos quanto visitam as nossas instalações todos os dias.
A Covid-19 é essencialmente uma crise de saúde, razão pela qual temos de garantir a salubridade da nossa população interna, assim como garantir a não infeção de quem nos visita e procura os nossos serviços. De facto, a nossa empresa fez grandes investimentos em equipamentos e de rotinas de prevenção e contenção do vírus para garantir a segurança de todos.
A venda de automóveis novos em Portugal caiu, de janeiro a outubro, mais de 36% e 2020 será um ano negativo. A Sociedade Comercial C. Santos está a ter uma quebra menor do que a média, mas, em todo o caso, sente o impacto da conjuntura. Não obstante, a palavra é, como sempre foi, de perseverança e de confiança no futuro.
Somos uma empresa com 74 anos de existência e orgulhamo-nos dos clientes continuarem a preferir os nossos serviços. Dotada de excelentes e rápidos acessos, a Sociedade Comercial C. Santos conta com cerca de 360 profissionais altamente formados e motivados a darem continuidade ao trabalho sério e empenhado. A nossa empresa mantem relações de longa data com clientes, fornecedores, parceiros, embaixadores e, claro está, colaboradores. Assim continuará a ser.
Edição 2020
© 2024 several.pt